BOI NOS ARES, 300 TOUROS VIAJAM DE AVIÃO
- 28/05/2023
- 0 Comentário(s)
Para o transporte foi utilizado um Boeing 777F da Ethiopian Airlines, com capacidade para transportar 102,8 toneladas. Poltronas foram retiradas e a temperatura era de 15 ºC
Touros voando. Duvida? Pois no início deste mês, uma operação atípica fez com que 312 touros brasileiros viajassem mais de 5 mil quilômetros de avião para o Senegal, na África. Os animais foram transportados em dois voos exclusivos depois de uma compra do governo senegalês, que encomendou touros da raça Guzerá para o melhoramento genético dos rebanhos locais.
A logística, claro, precisou ser diferenciada: baias no lugar das poltronas e nada de lanchinho. Por sua vez, a escolha pelo avião para o deslocamento foi devido ao número de bovinos. Para o transporte em navios, mais comum para cargas vivas, é necessário juntar pelo menos mil animais. O custo total da operação não foi divulgado.
A primeira viagem ocorreu em 7 de maio, quando 155 touros da raça Guzerá embarcaram. No dia 10, foram 157, sendo 155 touros Guzerá e um casal da raça Sindi.
Todos saíram do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e aterrissaram no Aeroporto Internacional Blaise Diagne, em Dakar, no Senegal. A opção por Viracopos é porque o aeroporto possui o maior terminal de cargas do país.








